Um dos grandes desafios do setor de RH de uma empresa, é buscar maneiras para aumentar a motivação de quem trabalha no local, certo? Afinal, quando os colaboradores trabalham motivados, a empresa inteira ganha produtividade, a rotatividade de funcionários é menor e o clima organizacional é muito melhor.
Uma maneira eficiente de promover a motivação interna é justamente criar modelos de premiação, como a homenagem por tempo de serviço. Para que a ideia tenha eficácia, no entanto, é preciso criar uma identidade para o evento. Os colaboradores devem ver a premiação como algo positivo, pelo qual vale a pena se empenhar para ganhar. Quer saber que estratégias utilizar para isso? Confira a seguir!
Como criar uma identidade para a premiação por tempo de serviço
Defina quais são os valores da identidade que pretende criar
Antes de trabalhar ações que ajudem a fortalecer a identidade frente aos colaboradores, é preciso ter os seus valores bem definidos. O que é a premiação? O que ela representa para a empresa e para os funcionários? As homenagens são criadas para valorizar quem se dedica à empresa, quem investe seu talento profissional e quem se destaca no dia a dia de trabalho. É um reconhecimento para as pessoas que mais contribuem para o sucesso da organização: é esta a percepção que os funcionários devem ter das homenagens feitas.
Faça uma boa divulgação do evento
É importante que o RH trabalhe junto com o marketing em ações como estas. A premiação deve ser bem divulgada, por meio de e-mails ao longo do ano, para que os colaboradores lembrem que há um evento que destaca os melhores funcionários – e aqueles que se dedicam há mais tempo – na empresa. Isso é importante para que as homenagens não sejam lembradas apenas no final do ano, mas que funcionem como incentivos frequentes. Para fortalecer a identidade da premiação, vale criar, junto com o setor de marketing, um nome bacana para a ação e escolher um design padrão para os e-mails.
Dê destaque aos premiados
Outro ponto importante é lembrar os funcionários que já foram homenageados, essa é mais uma ação que ajuda a fortalecer a premiação. Que tal reservar um espaço da empresa para colocar quadros de pessoas que já receberam o prêmio? Estes são colaboradores que dedicaram alguns anos à empresa, porque não criar uma homenagem permanente? O espaço também pode ser virtual, no site ou na intranet da empresa.
Escolha um prêmio que agregue valor à homenagem
Uma premiação só está completa quando conta com uma boa lembrança. Escolha uma que simbolize as homenagens feitas na empresa e que represente o quanto a organização valoriza cada colaborador. É importante escolher um prêmio que esteja de acordo com a identidade da ação. Um bom exemplo é a placa de homenagem, peça em que podem ser feitas gravações personalizadas que deixam o prêmio ainda mais especial.
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Receber um prêmio como funcionário destaque ou por tempo de dedicação à empresa é algo que conta a favor do colaborador. Este é um ponto positivo no seu \”currículo\” interno, que faz com que o respeito de gestores e colegas aumente. Ou seja, quando a ação é bem desenvolvida, esta é uma homenagem que todo funcionário deve almejar e se esforça para receber!
Criar uma identidade para a premiação é algo fundamental para que a ação, de fato, motive os colaboradores. Quais são os valores que a premiação por tempo de serviço tem para a sua empresa? Comente a sua opinião sobre o assunto!
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