Homenagear os funcionários que apresentam melhor desempenho na empresa é uma ação essencial para manter os seus colaboradores engajados e motivados! Mas como escolher, de forma justa, estes funcionários? Uma maneira eficiente é usar os indicadores de desempenho da empresa como base. Estes são indicadores que ajudam a descobrir os pontos fortes e fracos da empresa, mas também podem ser usados para destacar os seus melhores colaboradores! Veja como:
5 indicadores que podem ser usados como base na hora de homenagear a sua equipe
1. Produtividade da equipe
Os indicadores de produtividade funcionam como uma boa base para escolher quais são os funcionários que merecem ser homenageados pelos resultados apresentados. Para isso, é preciso avaliar: quanto de trabalho a equipe consegue entregar por hora de produção e qual é o tempo referente a cada membro da equipe.
Se um funcionário consegue finalizar duas tarefas em uma hora, enquanto outro finaliza apenas uma, o primeiro colaborador contribui mais para a produtividade da equipe, certo? Portanto, ele apresenta um desempenho melhor do que outros colaboradores.
2. Qualidade do trabalho entregue
Não adianta entregar um trabalho rápido, se ele precisará ser refeito, não é mesmo? Portanto, além de agilidade, o trabalho desempenhado pelos colaboradores deve apresentar qualidade. Caso contrário, será alta a taxa de retrabalho e de desperdício de recursos na empresa. Comece analisando as não conformidades ocorridas durante o processo de desenvolvimento do produto.
Depois, identifique em que etapa do processo elas ocorreram e quais foram os funcionários envolvidos na tarefa. Aqueles que geram menor taxa de retrabalho para a equipe, também merecem destaque.
3. Satisfação do cliente
Mais um exemplo de indicador importante para mensurar o sucesso da empresa é a satisfação do cliente. Clientes satisfeitos são mais engajados à marca, compram mais e recomendam os seus produtos.
Além disso, se o cliente está satisfeito com os serviços prestados pela sua empresa, isso significa que a gestão está indo pelo caminho certo. Este também é um indicador útil na hora de escolher os seus melhores colaboradores. Quais deles recebem feedback positivo dos clientes que atendem? Quais são campeões de reclamações? Um funcionário que é bem visto pelos seus consumidores deve ser valorizado pela empresa!
4. Ticket médio por vendedor
Para saber quais foram os colaboradores do setor de relacionamento e vendas que apresentaram o melhor desempenho, é uma boa ideia avaliar o ticket médio por vendedor. Dessa maneira, você consegue visualizar como foi o rendimento de cada funcionário e quais foram aqueles que se saíram melhor.
5. Faltas e atrasos
Mais um indicador importante na hora de avaliar como está a gestão da empresa, é aquele que mede os resultados relacionados às pessoas que trabalham no local. Este é um indicador que avalia o desempenho de cada funcionário, incluindo o número de faltas e de atrasos apresentados. Alguém que tenha muitas faltas sem justificativa, por exemplo, dificilmente merece uma homenagem, não é mesmo?
Faça um levantamento dos colaboradores que mostram mais responsabilidade no dia a dia de trabalho para saber quais são os que merecem ser premiados.
Homenageie os seus melhores colaboradores com prêmios de qualidade!
Deixe um comentário