Quem não gosta de ganhar presentes? Um produto fica muito mais atrativo na prateleira do supermercado quando ele vem com algum brinde. Esse tipo de marketing vem surpreendendo empresas e vendedores, mostrando o quanto um simples objeto atrelado ao produto pode melhorar as vendas. Mas os brindes não servem apenas para os consumidores, servem também para serem usados dentro de empresas e até mesmo em centros de estudos, como cursos particulares.
Não basta apenas usar, tem que saber usar de forma correta. Quando um brinde é colocado associado a outro produto, eles devem ter um certo tipo de associação. Um bom exemplo é quando temos um saco de pó de café que tem como brinde uma caneca que pode ser perfeitamente personalizada com a marca ou ter, ao menos, as cores da embalagem do produto.
Dentro das empresas, os brindes são muito utilizados para motivar os funcionários. Objetos como guarda-sol, camisetas, coolers e outros podem ajudar a motivar os trabalhos. Existem até mesmo empresas de maquiagem que dão para as vendedoras quites, carteiras, bolsas, relógios, coisas que toda a mulher quer ter.
Estratégias para quem bate metas
Qual a vendedora que não vai investir mais no seu papel de vender sabendo que vai ter uma boa recompensa por isso? Esse tipo de estratégia é ideal para empresas que trabalham batendo metas, principalmente aquelas que realizam cadastros de outros vendedores. Os funcionários melhoram o seu atendimento, se empenham em divulgar o nome da marca “vestindo a camisa” da empresa e ainda ajudam a divulgá-la de forma visual quando estão usando algum brinde em público.
Os brindes também podem estar associados com serviços. Não é muito comum, mas é fácil perceber quando você tem uma oportunidade de não pagar por parte do serviço. Por exemplo, a instalação de equipamentos como ar condicionado ou antenas de televisão costumam não cobrar pela instalação do produto. Assim, você pode comprar a antena e um funcionário próprio da empresa vem até a sua casa para realizar a instalação com custo zero.
Essa ferramenta é excelente tanto para alavancar as vendas como para tentar salvar a empresa. Muitos empresários, quando se veem com as mãos atadas e percebem que o seu negócio pode simplesmente fechar as portas lançam diversas promoções e também associam brindes aos produtos mais vendidos do mercado. Isso também é importante: colocar brindes em produtos que não são muito vendidos pode não dar certo e a empresa fica no prejuízo.
O brinde é como um incentivo para que o consumidor compre aquele produto que ele já sabe que possui boa qualidade, mas as vezes escolhe um inferior apenas pelo preço. Se ele perceber que está ganhando alguma vantagem com a compra, com certeza, não pensará duas vezes e vai comprar o melhor produto, não importa o preço.
A melhor época de oferecer brindes aos consumidores é no período no qual as vendas aumentam, como no Natal. Eles já saem de casa com o intuito de comprar e quando observam que um produto lhe oferece um brinde e outro não, se agarram ao que for mais vantajoso aos olhos dele.
Quais brindes oferecer?
Dentre a variedade de brindes oferecidos aos clientes, os mais comuns são chaveiros, buttons, marcador de página e porta cartão. Há ainda itens como portal papel recado, risque-rabisque e peso de papel que também agradam aos consumidores. A escolha por parte da empresa vai depender do seu público e da sua estratégia.
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