A homenagem é uma importante ferramenta de endomarketing, que auxilia a empresa a se mostrar presente em momentos importantes do funcionário, valorizando-o e buscando a sua motivação e engajamento. Ela é também um mecanismo de relacionamento e de prospecção que deve fazer parte do planejamento de ações externas das empresas. E quando a homenagem é acompanhada de uma lembrança personalizada, o resultado pode ser ainda melhor.
Embora em locais como Estados Unidos, Europa e Japão, as lembranças personalizadas sejam largamente utilizadas para homenagens, reconhecimento do desempenho e prospecção, no Brasil, essa cultura ainda está em formação. Porém, muitos líderes e empresas já estão percebendo o potencial desse tipo de ação. Um bom exemplo de homenagem que pode ser complementada por um presente personalizado é a comemoração do dia de cada profissional (por exemplo, dia 08/05, que é o Dia do Profissional de Marketing).
Faz-se necessário, porém, um bom planejamento do tipo de homenagem e lembrança que serão oferecidas para cada segmento do público de interesse da empresa. Confira abaixo algumas dicas.
Setores do mercado x personalização
Comercial/Vendas: esse setor do mercado está sempre em busca de novos negócios e prospecções para a empresa. Uma lembrança conveniente para este público é um porta cartão personalizado.
Direito: além de ornamentar, objetos de escritório como o porta objetos com espaço para cartões pode ser bastante útil para os profissionais da área jurídica.
Ensino: para quem trabalha com ensino há opções como régua e marcador de páginas personalizados; são lembranças úteis e diferenciadas.
Finanças/Contabilidade: para as áreas que lidam com um volume grande de documentos, um peso de papel em aço inox pode ser bastante útil.
Marketing/Comunicação: são profissionais que lidam diretamente com a criatividade. Um risque-rabisque para que eles anotem suas novas ideias ou presentes que estimulem a criatividade podem ser boas sugestões.
Transporte/Logística: para os que atuam no segmento de transporte ou logística, os chaveiros de aço inox personalizados podem ser lembranças bastante úteis.
Turismo: já quem trabalha nesse segmento pode se interessar em agenda de mesa personalizada, para organizar com eficiência cronogramas, eventos, viagens, etc.
Para finalizar
Depois de escolher a lembrança personalizada, planeje como ela será entregue. Pense no momento da entrega e em como o profissional reagirá. A melhor forma de entrega ainda é a pessoal, demonstrando a importância e o respeito pelo presentado. Porém, nem sempre isso é possível, então se a lembrança não será entregue em mãos, lembre-se de anexar um cartão com uma mensagem pessoal.
Lembre-se, as homenagens devem ter um motivo e um apelo emocional. E as lembranças devem ter qualidade, utilidade, beleza e afinidade com o profissional que a receberá. Esse tipo de ação é de grande valia na construção de relacionamentos, promoção de marca, prospecção de clientes em potencial, valorização de pessoas e de profissionais e na construir de uma imagem positiva e mais humana – essencial para as empresas que querem ter sucesso nos dias de hoje.
Você tem outras ideias sobre como homenagear os profissionais desses setores do mercado? E sugestões para outros segmentos? Compartilhe nos comentários!
Deixe um comentário