Estratégias que tenham como objetivo aumentar a motivação dos colaboradores são essenciais para garantir a produtividade da empresa. Uma olimpíada de vendas traz este e outros benefícios para o negócio: pois promove uma competição saudável entre os vendedores, incentiva um aumento nas vendas e, por consequência, garante um maior lucro para a empresa.
Você já pensou em usar esta estratégia para motivar os seus funcionários? Reunimos, abaixo, algumas etapas importantes no planejamento de uma olimpíada de vendas, confira:
5 dicas para realizar uma olimpíada de vendas na sua empresa
1. Crie metas baseadas na realidade da empresa
O primeiro passo é estabelecer quais metas devem ser cumpridas pelos vendedores. Mas é importante pensar em objetivos que possam, de fato, ser alcançados. Caso contrário, os seus funcionários não se sentirão motivados a participar das olimpíadas.
Quais foram os melhores resultados atingidos pelos seus vendedores nos últimos seis meses? Este pode ser um bom dado para começar. Na próxima edição das olimpíadas, as metas podem ser renovadas, afinal, o objetivo da ação é incentivar a superação entre os seus vendedores.
2. Deixe as regras do jogo bem claras
Metas definidas? Então já é possível passar para a próxima etapa: descrever todas as regras da olimpíada. Crie um documento bem estruturado, que apresente todas as informações acerca da ação. Quando a olimpíada começa e termina, quais são as categorias, quais são as metas e o que os vencedores ganharão são alguns dos dados que não podem faltar neste documento.
Depois, é preciso compartilhar as regras em local público, de maneira que elas possam ser acessadas a qualquer momento, na intranet da empresa, por exemplo. Esse é um cuidado que garante a transparência da olimpíada.
3. Planeje uma boa divulgação
Divulgação é, de fato, a alma do negócio. É muito importante que todos os vendedores estejam a par da ação, das metas definidas e de como será a premiação. Um bom marketing garante o sucesso da olimpíada: se houver orçamento, que tal fazer um evento de abertura? Pode ser um happy hour ou uma choppada promovida pela empresa. Também é válido reunir os vendedores no auditório e apresentar a ação. O importante é garantir que todos estejam cientes das metas e motivados para vencer a olimpíada.
4. Deixe que os seus vendedores acompanhem os resultados parciais
Esta é uma ação que pode demorar três meses, seis meses ou até um ano para ser concluída, desde que sejam usadas estratégias que ajudem a manter os seus vendedores interessados no prêmio. Para isso, é essencial permitir que os colaboradores acompanhem as parciais: quem está na frente? Quanto falta para o segundo colocado ocupar a primeira posição? Essas são informações que ajudam a criar uma competição saudável entre os vendedores e, consequentemente, a atrair mais vendas para o negócio.
5. Escolha um prêmio significativo para os vencedores
O que os melhores vendedores ganharão no final das olimpíadas? Você pode até oferecer uma bonificação em dinheiro ou uma viagem para quem fechar mais vendas, mas é essencial que a premiação inclua uma lembrança que simbolize a olimpíada. Que tal medalhas personalizadas para todos os vendedores que tiverem êxito em cumprir as metas? Uma placa de homenagem para quem chegar bem perto de atingir o objetivo definido também pode ser uma boa ideia, para manter estes colaboradores motivados a aumentar o esforço e conquistar uma medalha no próximo ano.
E para o grande vencedor, ou seja, aquele que além de atingir as metas concluir o maior número de vendas, nada mais justo do que um troféu que represente a vitória, não é mesmo?
Uma olimpíada é uma excelente ação para manter a motivação dos seus colaboradores e garantir mais vendas para a empresa: invista nesta ideia!
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